PLANO DE INTERVENÇÃO 2023-2026

Propósito

O presente Plano de Intervenção tem como finalidade descrever os objetivos que esta equipa se propõe a desenvolver e que orientarão a sua intervenção durante o mandato 2023 – 2026, tendo em conta os serviços que presta e as ações que perspetiva.

Cientes das limitações associadas a uma conjuntura globalmente pouco favorável, propomos um conjunto de medidas cuja implementação nos parece possível e desejável, no quadro das necessidades identificadas na instituição.

Estes projetos e medidas foram definidos em função do nosso conhecimento pessoal, mas também da disponibilidade de recursos da Instituição, bem como das necessidades concretas sabidas.

As medidas apresentadas têm como finalidade a melhoria do funcionamento e da organização da instituição, assim como a criação de condições físicas que assegurem a prestação de serviços de qualidade, de modo a proporcionar o bem-estar e a assegurar a qualidade de vida de todos aqueles que usufruem dos serviços prestados por esta Instituição, mas também daqueles que nela trabalhem.

Objetivos Estratégicos

  • MANTER a qualidade dos serviços desenvolvidos, quer pela via da melhoria contínua das condições de funcionamento assente em processos internos de avaliação contínua para a qualidade, quer através de questionários periódicos de auscultação da satisfação dos clientes, dos colaboradores e dos parceiros institucionais.
  • FOMENTAR a coesão interna e o espírito de equipa e de solidariedade em toda a instituição.
  • GARANTIR a sustentabilidade da organização, quer pela via da diversificação das fontes de financiamento, quer através da racionalização dos custos de funcionamento e otimização da utilização dos recursos disponíveis.
  • PROMOVER a inovação e o desenvolvimento, designadamente através da participação em consórcios e parcerias estratégicas e do desenvolvimento de projetos locais, regionais e nacionais, nos diferentes domínios da atividade institucional.
  • AVALIZAR a satisfação dos associados e clientes ao nível da qualidade dos serviços prestados, desenvolvendo ações de controlo interno e auscultação dos clientes e associados.

Objetivos Operacionais

  • Continuar a prestar os serviços de qualidade relativos às respostas sociais da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), do Centro de Dia (CD), do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) e da Cantina Social (CS).
  • Dar acompanhamento bio-psico-social aos utentes no âmbito das mesmas respostas sociais.
  • Melhorar a organização dos serviços, garantindo um sistema de gestão da qualidade baseado nas regras definidas pelos normativos do ISS, IP.
  • Manter atualizados os Regulamentos Internos das respostas sociais e da utilização de viaturas.
  • Atualizar o sistema de controlo de qualidade.
  • Implementar as medidas de autoproteção previstas na legislação em vigor.
  • Continuar a implementar o sistema de HACCP.
  • Implementar o Sistema de Avaliação de Desempenho assim como o Regulamento Interno que o rege.
  • Promover e fomentar a formação interna e/ou em contexto de trabalho nas diversas áreas.
  • Realizar candidaturas para estágios profissionais e medidas de emprego-inserção do IEFP, IP.
  • Modernizar os serviços administrativos ao nível procedimental.
  • Adquirir o software necessário para a implementação dos processos-chave referentes à gestão diária e da qualidade das respostas socias
  • Garantir o bom estado de conservação e manutenção do património.
  • Comprar mobiliário geriátrico e equipamento adequado às necessidades dos utentes.
  • Melhorar e/ou adequar as estruturas de forma a colmatar as necessidades concretas existentes.
  • Implementar o sistema de consulta prévia, com o intuito de racionalizar custos.
  • Estudar alternativas que possam reduzir custos energéticos.
  • Manter a campanha para a consignação do IRS junto dos associados e amigos.
  • Manter ativa a campanha de angariação de fundos (donativos/mecenato) para colmatar necessidades aferidas pela Direção e pelos colaboradores da instituição.
  • Manter uma participação ativa enquanto parceiros da Rede Social do concelho de Gouveia.
  • Criar um núcleo de voluntariado capaz de prestar ajuda aos utentes, sem ou com familiares mais ausentes, bem como aos associados em situação de maior isolamento.
  • Participar e promover eventos na freguesia.
  • Participar em eventos promovidos por parceiros sociais ou por outras entidades.
  • Divulgar os serviços prestados e as atividades desenvolvidas pela instituição.

Em conclusão

Se por um lado este plano visa mostrar, genericamente, quais as propostas estratégicas que esta equipa pretende desenvolver durante o próximo mandato, também se entende que este não é um documento ideologicamente fechado e, muito menos, um normativo. Estará sujeito a alterações, em virtude das necessidades, alternativas ou desígnios que, naturalmente, surjam ao longo do período de um mandato.

Por outro lado, as alterações de ordem orgânica e funcional que a Direção entenda ou julgue conveniente alterar, serão visadas nos programas de ação anuais.

A nossa convicção num bom desempenho face ao contexto socioeconómico atual está muito para além da gestão diária e longe de qualquer expetativa moderada. Torna-se necessário, mais do que nunca, analisar e planear, para depois agir, sem deixar de acompanhar e avaliar, procurando, assim, retificar tudo quanto se mostre desfavorável aos interesses maiores da instituição

Esta é a nossa visão, porém a decisão pertence aos associados, sobretudo aqueles que vivem e sentem de perto o quotidiano desta instituição.

Aldeias, 5 de Dezembro de 2022